terça-feira, 29 de abril de 2014

Temas prioritários da ONU: atividades físicas e esportes para pessoas com deficiência

Frase do dia | Edição No 111

Na esteira dos temas prioritários da ONU em relação aos direitos das pessoas com deficiência, em 2012 foi lançado uma força tarefa pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para infância e adolescência) cujo foco é o estudo e a proposição de políticas públicas e práticas sociais que alavanquem o desenvolvimento das crianças com deficiência ao redor do mundo. Inicialmente três temáticas foram focadas: educação, saúde/nutrição e situações emergenciais. Contudo, após um ano de trabalho, em 2013, concluiu-se que se não fosse focada a questão da atividade física e do esporte o objetivo da força tarefa não seria cumprido. Desta forma, foi criado o grupo de trabalho DNT (Doenças não-transmissível), atividade física e esporte. O objetivo do grupo é "[...] promover mecanismos de cooperação e colaboração para ampliar o conhecimento sobre saúde inclusiva para crianças com deficiências".

Por: Profa. Dra. Flavia Faissal



Faça parte do grupo da Câmara de Ciência e Tecnologia do CREF1 no Facebook e acesse o documento na íntegra.

Referência:




quinta-feira, 24 de abril de 2014

Aplicação clínica do alongamento muscular

Frase do dia | Edição No 110

"O alongamento muscular é capaz de produzir respostas cardiovasculares não negligenciáveis, mormente na frequência cardíaca, pressão arterial sistólica e diastólica, duplo produto e variabilidade da frequência cardíaca. Tais respostas podem ter implicações relevantes na segurança dos exercícios em determinados casos, mas também podem se associar a efeitos benéficos em longo prazo" (Rubini et al., 2013).

Faça parte do grupo da Câmara de Ciência e Tecnologia do CREF1 para baixar o artigo na íntegra.

Referência:

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Estresse femoropatelar durante a corrida

Frase do dia | Edição No 109

Num estudo com 23 corredoras foi demonstrado que o comprimento do passo está intimamente relacionado ao estresse femoropatelar durante a corrida. Houve um aumento significativo (31%) no estresse femoropatelar nas corredoras que executaram um aumento de 10% no comprimento do passo, assim como houve uma redução significativa (22,2%) no estresse femoropatelar nas corredoras que diminuíram em 10% o seu comprimento.

Por: Ft. Esp. Leonardo Medeiros


Faça parte do grupo da Câmara de Ciência e Tecnologia do CREF1 para baixar o artigo na íntegra.

Referência:

quinta-feira, 10 de abril de 2014

É possível otimizar a oxidação de lipídeos em exercícios para pessoas obesas?

Frase da semana | Edição No 108

A obesidade é um dos mais sérios problemas enfrentados pela sociedade atual. Apesar da atividade física não ser a única estratégia a ser adotada com sucesso, é descrita como uma das mais importantes. Desta forma, há anos vem sendo discutida a necessidade de estabelecer qual tipo, volume e intensidade de exercício otimizam a oxidação dos lipídeos, surgindo, por exemplo, o conceito de FATmax. O FATmax seria a intensidade do exercício em que o organismo estaria na taxa máxima de oxidação de lipídeos. Porém, um estudo recente (Schwindling et al., 2014) parece desmistificar o uso do FATmax com esse objetivo. Ao realizar três atividades em intensidades diferentes (uma no FATmax e as outras duas um pouco acima e um pouco abaixo) não verificaram diferenças significativas na taxa de oxidação dos lipídeos. Os autores ainda concluem que "a escolha de intensidades de treinamento com carga constante não tem influência relevante sobre a taxa de oxidação de gordura e, portanto, a carga de trabalho pode ser selecionada com base em outros critérios".

Por: Prof. Ms. Marco Machado


Faça parte do grupo da Câmara de Ciência e Tecnologia do CREF1 para baixar o artigo na íntegra.

Referência:


sexta-feira, 4 de abril de 2014

Brasil é pioneiro em estudo com exercício controlado para pacientes com Alzheimer

Frase do dia | Edição No 107

A doença de Alzheimer (DA) é a doença neurodegenerativa mais prevalente em idosos, sendo responsável por cerca de 100 bilhões de dólares em gastos em saúde nos EUA. Neste estudo publicado recentemente pelo nosso laboratório, verificamos que pacientes que caminharam na esteira, duas vezes por semana, apresentaram melhora no desempenho cognitivo e na capacidade funcional. Este foi o primeiro estudo publicado com pacientes com DA submetidos a um treinamento de esteira supervisionado e com intensidade, duração e frequência controladas.

Por: Profa. Dra. Andrea Deslandes


Faça parte do grupo da Câmara de Ciência e Tecnologia do CREF1 para baixar o artigo na íntegra.

Referência:

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Lesões em corredores de recreação

Frase do dia | Edição No  106

Um estudo demonstrou que ao longo de um período de 12 semanas a incidência de lesões em corredores de recreação foi de 31%. A lesão mais frequente foi a lesão muscular e a região anatômica mais afetada foi o joelho. Os preditores do aumento de risco de lesão foram o histórico de lesão do corredor e o treino de velocidade.

Por: Ft. Leonardo Medeiros


Faça parte do grupo da Câmara de Ciência e Tecnologia do CREF1 para baixar o artigo na íntegra.

Referência: