Para comemorar um marco especial, contamos com mais uma participação de um orgulho nacional da Educação Física, Profa. Dra. Andrea Deslandes, referência mundial sobre saúde mental e exercícios físicos, e compartilhamos a matéria sobre a CCT exibida no informativo de fevereiro/2014 do CREF1:
As doenças mentais, altamente prevalentes em idosos, contribuem para o aumento do risco de quedas. Este aumento de incidência está associado aos sintomas das doenças e às respostas do tratamento farmacológico. Entretanto, existe uma falta de evidências sobre as técnicas de intervenção no gerenciamento de quedas nesta população. Nesta recente revisão sistemática, os autores destacam a necessidade de novos estudos que investiguem estratégias para reduzir as quedas. Como as quedas são multifatoriais, as intervenções mais bem sucedidas são as multifatoriais, com a associação do treinamento de força e de equilíbrio às estratégias de revisão dos medicamentos utilizados, avaliação da visão e gerenciamento dos riscos do ambiente.
Faça parte do grupo da Câmara de Ciência e Tecnologia do CREF1 para baixar o artigo na íntegra.
Referência:
Matéria sobre a CCT no informativo de fevereiro/2014 do CREF1:
[CREF1] - A Câmara tem um blog,
que irá completar um ano em março e que já possui
quase 14 mil visualizações (números de 07/01/2014). Como este espaço vem
contribuindo para a Educação Física?
A EF foi regulamentada em 1998, porém, ainda temos muito a fazer pela sua legitimação. O blog da CCT é o canal que temos com profissionais de EF, outros profissionais da saúde e toda a sociedade. É nele que divulgamos ações e estudos nacionais e internacionais pioneiros, sob a forma de frases, artigos e vídeos que contam com a contribuição de colaboradores que eu aproveito aqui para agradecer aqui neste espaço. São eles, professores de Educação Física: Andrea Deslandes, Eduardo Portugal, Marcelo Baldanza, Marco Machado, Renato Sobral e Ercole Rubini; e ainda o fisioterapeuta Leonardo Medeiros, e a bióloga Patricia Dutra.
[CREF1] - Qual o objetivo da
Câmara de Ciência e Tecnologia?
Difundir informações científicas no âmbito profissional e populacional; Permitir que a verdadeira ciência, aquela voltada para os interesses da sociedade na qual se encontra inserida seja colocada em prática; Desenvolver uma mentalidade profissional ainda mais crítica, ética e consciente.
[CREF1] - "Parece que o ser
humano não foi fabricado para sobreviver se for inativo fisicamente"
(Radak et al., Free Rad Bio Med, 44, 2008). Como você explica essa frase?
A expectativa de vida no mundo aumentou. Vive-se mais, porém com menos qualidade. Há evidências cientificas provenientes das áreas epidemiológicas e celulares a favor da perspectiva de que a inatividade física é um caso de saúde pública. Por exemplo, alguns estudos mostram que a proporção de alguns segmentos da população mundial engajados em atividades físicas moderadas, como a de idosos, não ultrapassa os 20%. A consequência celular de todo esse processo, segundo referências internacionais, é a proliferação de fatores que provocam doenças e a inibição de fatores que promovem a saúde. As doenças que mais matam, incapacitam, provocam sofrimento e gastos incalculáveis em todo o mundo, como as doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares, diabetes, diversos tipos de câncer, transtornos mentais, dos ossos e articulações) são consideradas evitáveis. Por estes motivos o autor da frase foi muito feliz em expressar algo tão sério e importante em uma só passagem, com o intuito de chamar a atenção de autoridades políticas, pesquisadores e profissionais da saúde para fomentar estratégias eficazes a favor do envelhecimento com mais qualidade e combater a inatividade física. É uma necessidade urgente no mundo todo.
[CREF1] - Como podemos fazer uma
Educação Física melhor através da ciência e da tecnologia?
“Não há nada mais prático do que uma boa teoria” (William James). Não basta reproduzir movimentos pesquisados no YouTube/internet. Precisamos entender como os movimentos impactam no organismo, nas células, na fisiologia, no ser humano. O profissional meramente reprodutor leva à crença de que qualquer pessoa pode dar aulas de Educação Física e todos saem perdendo. O ser humano sofre influências que afetam a sua capacidade para realizar exercícios e que se alteram diariamente, como por exemplo, o estresse, alimentação, temperatura, motivação, utilização de algum fármaco, dentre outros inúmeros fatores. A partir do momento que o profissional entender isso, a sociedade assimilará e a Educação Física será exaltada e legitimada.
[CREF1] - O que é preciso fazer para participar da CCT? Quando e onde vocês se reúnem?
No momento não temos encontros presenciais. Estamos reunidos numa comunidade virtual do facebook (https://www.facebook.com/groups/101935856662233/) que conta com 700 membros. O blog da CCT, que conta com a elaboração de conteúdos por convidados especiais, alimenta as informações da comunidade virtual. Os artigos na íntegra servem de base para as frases do blog e são postados na comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário