segunda-feira, 10 de março de 2014

ESPECIAL: frase número 100 sobre risco de quedas em idosos e matéria no informativo do CREF1

EDIÇÃO COMEMORATIVA No 100

Para comemorar um marco especial, contamos com mais uma participação de um orgulho nacional da Educação Física, Profa. Dra. Andrea Deslandes, referência mundial sobre saúde mental e exercícios físicos, e compartilhamos a matéria sobre a CCT exibida no informativo de fevereiro/2014 do CREF1:

As doenças mentais, altamente prevalentes em idosos, contribuem para o aumento do risco de quedas. Este aumento de incidência está associado aos sintomas das doenças e às respostas do tratamento farmacológico. Entretanto, existe uma falta de evidências sobre as técnicas de intervenção no gerenciamento de quedas nesta população. Nesta recente revisão sistemática, os autores destacam a necessidade de novos estudos que investiguem estratégias para reduzir as quedas. Como as quedas são multifatoriais, as intervenções mais bem sucedidas são as multifatoriais, com a associação do treinamento de força e de equilíbrio às estratégias de revisão dos medicamentos utilizados, avaliação da visão e gerenciamento dos riscos do ambiente.


 Faça parte do grupo da Câmara de Ciência e Tecnologia do CREF1 para baixar o artigo na íntegra.

Referência:



Matéria sobre a CCT no informativo de fevereiro/2014 do CREF1:





[CREF1] - A Câmara tem um blog, que irá completar um ano em março e que já possui quase 14 mil visualizações (números de 07/01/2014). Como este espaço vem contribuindo para a Educação Física?

A EF foi regulamentada em 1998, porém, ainda temos muito a fazer pela sua legitimação. O blog da CCT é o canal que temos com profissionais de EF, outros profissionais da saúde e toda a sociedade. É nele que divulgamos ações e estudos nacionais e internacionais pioneiros, sob a forma de frases, artigos e vídeos que contam com a contribuição de colaboradores que eu aproveito aqui para agradecer aqui neste espaço. São eles, professores de Educação Física: Andrea Deslandes, Eduardo Portugal, Marcelo Baldanza, Marco Machado, Renato Sobral e Ercole Rubini; e ainda o fisioterapeuta Leonardo Medeiros, e a bióloga Patricia Dutra.

[CREF1] - Qual o objetivo da Câmara de Ciência e Tecnologia?

Difundir informações científicas no âmbito profissional e populacional; Permitir que a verdadeira ciência, aquela voltada para os interesses da sociedade na qual se encontra inserida seja colocada em prática; Desenvolver uma mentalidade profissional ainda mais crítica, ética e consciente.

[CREF1] - "Parece que o ser humano não foi fabricado para sobreviver se for inativo fisicamente" (Radak et al., Free Rad Bio Med, 44, 2008). Como você explica essa frase?

A expectativa de vida no mundo aumentou. Vive-se mais, porém com menos qualidade. Há evidências cientificas provenientes das áreas epidemiológicas e celulares a favor da perspectiva de que a inatividade física é um caso de saúde pública. Por exemplo, alguns estudos mostram que a proporção de alguns segmentos da população mundial engajados em atividades físicas moderadas, como a de idosos, não ultrapassa os 20%. A consequência celular de todo esse processo, segundo referências internacionais, é a proliferação de fatores que provocam doenças e a inibição de fatores que promovem a saúde. As doenças que mais matam, incapacitam, provocam sofrimento e gastos incalculáveis em todo o mundo, como as doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares, diabetes, diversos tipos de câncer, transtornos mentais, dos ossos e articulações) são consideradas evitáveis. Por estes motivos o autor da frase foi muito feliz em expressar algo tão sério e importante em uma só passagem, com o intuito de chamar a atenção de autoridades políticas, pesquisadores e profissionais da saúde para fomentar estratégias eficazes a favor do envelhecimento com mais qualidade e combater a inatividade física. É uma necessidade urgente no mundo todo.

[CREF1] - Como podemos fazer uma Educação Física melhor através da ciência e da tecnologia?

“Não há nada mais prático do que uma boa teoria” (William James). Não basta reproduzir movimentos pesquisados no YouTube/internet. Precisamos entender como os movimentos impactam no organismo, nas células, na fisiologia, no ser humano. O profissional meramente reprodutor leva à crença de que qualquer pessoa pode dar aulas de Educação Física e todos saem perdendo. O ser humano sofre influências que afetam a sua capacidade para realizar exercícios e que se alteram diariamente, como por exemplo, o estresse, alimentação, temperatura, motivação, utilização de algum fármaco, dentre outros inúmeros fatores. A partir do momento que o profissional entender isso, a sociedade assimilará e a Educação Física será exaltada e legitimada.

[CREF1] - O que é preciso fazer para participar da CCT? Quando e onde vocês se reúnem?

No momento não temos encontros presenciais. Estamos reunidos numa comunidade virtual do facebook (https://www.facebook.com/groups/101935856662233/) que conta com 700 membros. O blog da CCT, que conta com a elaboração de conteúdos por convidados especiais, alimenta as informações da comunidade virtual. Os artigos na íntegra servem de base para as frases do blog e são postados na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário